O IDEB foi criado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez.
Os resultados do IDEB de Baraúna-RN de 2009, principalmente da Escola Manoel de Barros, deveria ser para comemorarmos muito, mas me pergunto como o município atingiu esses índices. Por exemplo, a escola passou de 1,3 para 2,5 nas séries finais, ou seja, uma melhora de mais de 92% no seu rendimento, enquanto isso a maioria dos municípios do Brasil só consegue melhorar seu índice em 0,5 ponto. Para se ter uma ideia, a meta estabelecida pelo MEC para a escola em 2009 era manter o índice 1,3 e para o ano de 2011 devemos atingir 2,8. Por pouco antecipamos a meta de 2011.
Como forma de comparação: Acari-RN é um dos município mais bem classificados do estado e obteve os IDEB´s seguintes: 3,5 em 2005; 4,1 em 2007 e 3,7 em 2009.
Muitos poderão achar que somos do contra e que deveríamos estar satisfeitos com o IDEB do município. Se não fizéssemos parte do problema poderíamos até aceitarmos os índices como foram divulgados. Mas faço parte dele e por causa disso tenho a obrigação de fazer uma reflexão mais criteriosa dos números. Por que os índices não me convencem?
- As Leis da educação são cumpridas e seus recursos bem aplicados?
- A infra-estrutura das escolas são adequadas, principalmente as da zona rural?
- O município investiu na capacitação continuada e massiva dos seus professores, principalmente nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)?
- Os índices de evasão foram reduzidos? Quase 50% dos alunos do turno noturno da escola Manoel de Barros já se evadiram. A evasão no turno vespertino também é grande.
- Os professores foram valorizados e respeitados no novo Plano de Carreira a ponto de estarem motivados para realizarem uma revolução tão significativa na educação de Baraúna?
- Amigo (a) professor (a), seus alunos atingiram esse nível de rendimento, principalmente em matemática, leitura e produção de textos? Em matéria publicada no dia 04/05/2010 pelo Jornal Correio da Tarde, o prefeito diz que, preliminarmente, cerca de 1.200 alunos matriculados nas séries iniciais do ensino fundamental não possuem as competências e habilidades previstas em suas respectivas séries.
- Maioria dos alunos da rede pública tem acesso a computadores e internet?
- O número de alunos aprovados aumentou e o de reprovados diminuiu tanto assim na sua escola?
- Os professores contratados foram substituídos pelos efetivos afastados da sala de aula?
- A capacidade técnica é o único critério para contratação dos professores "provisórios"?
- Os professores aprovados no concurso já foram admitidos? Inclusive já foi usado esses professores como justificativa para não dar aumento aos professores efetivos.
- Temos cumprido toda carga horária anual estabelecida pela rede municipal de ensino?
- O nível do quadro de gestores das escolas foi melhorado? O atual Plano de Carreira do Magistério estabelece que a Escola Manoel de Barros deve ter um diretor geral e três adjuntos. Até hoje temos somente o professor Ivanaldo tomando conta de mais de 60 funcionários e 2000 alunos.
- Quantos alunos que saem da escola consegue ser aprovado no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)?
- Quantos aumentos de salários os professores tiveram no período de 2007 a 2009?
- Que atividades extraclasse ou curricular os alunos participam?
- As escolas possuem um currículo unificado e contextualizado com o mundo globalizado?
- Há metas claras de desempenho na rede pública de ensino?
- Ocorreu o fortalecimento da prática pedagógica nas escolas?
- As escolas avaliam, estabelecem metas e planejam suas ações bimestralmente?
- Há critérios rigorosos na escolha dos professores provisórios e diretores de escolas?
- Foi conferido poder aos diretores de escolas para combater os velhos e abomináveis vícios da educação?
- Existe um padrão de ensino em todas as escolas capaz de permitir essa melhoria?
- Há incentivo para os professores inovadores e comprometidos com a escola e seus alunos?
- Há programa de incentivo à participação dos pais nas escolas como a emissão de boletim escolar bimestralmente?
- A prefeitura está exigindo dos alunos e seus pais o cumprimento das condicionalidades da Bolsa Família? Ou as faltas dos alunos estão sendo abonadas para que eles não percam o benefício, mesmo já tendo se evadido da escola?
- A prefeitura aprovou os critérios de avaliação de desempenho e remuneração dos seus professores?
Finalmente. O que fizemos no período de 2007 a 2009 foi tão diferente ao que vínhamos fazendo anteriormente que fomos capazes de provocar tamanha revolução na qualidade do ensino do município?
Se, pelo menos, metade dos questionamentos que fizemos foram atendidos, reconheço que fomos merecedores e que os índices refletem, realmente, a realidade da nossa educação. Também faz jus um aumento de salário para os professores que foram capazes de propiciar tamanha grandeza em tão pouco tempo. Caso contrário, continuaremos duvidando deles.
Não quero dizer que nada foi feito pela nossa educação, só acho que os esforços executados pelo município não foram suficientes para atingirmos tamanha evolução.
Se você deseja analisar os números, estamos disponibilizando as notas individuais de redes e escolas.
Municípios:
Ensino Fundamental Regular de 1ª a 4ª série
Ensino Fundamental Regular de 5ª a 8ª série
Escolas:
Ensino Fundamental Regular de 1ª a 4ª série
Ensino Fundamental Regular de 5ª a 8ª série
10 comentários:
Isso tá cheirando manipulação de dados.
Como professora do município não me sinto nem um pouco orgulhosa com um IDEB fabricado. Quem fez isso é porque se sente incapacitado(a) de melhorar a educação do município, ou não tem interesse algum.
Acho uma tremenda garfe. É fora do comum o que observei no gráfico.
Caro colega não vou dizer q vc é do contra mais deixa pensar q estava torcendo para mais um resultado negativo.sou professor da escola pedro Fernandes na zona rural escola esta q ficou com a media (4.2) mas para isto foi feito um bom trabalho de preparação dos alunos durante todo o ano para a avaliação da prova brasil com simulados preparados atraves de pesquisas em revistas internet livros... planejamento com as coordenadoras em encrontros na secraetaria de educação e outras açoes feita pela secretaria de educaçaõ.por isso acredito q este resultado mostra q a educação houve uma melhora no ano de 2009 e esperamos q em 2011 tehamos um resultado melhor.
Sou professora e gostaria aqui de externar a minha insastifação com certos comentários que vç divulga em seu blog. Ora vejam só, vç acha que a secretaria de Educação tem poderes para manipular dados? outra coisa, essa prof. que diz não está nem um pouco orgulhosa com esse resultado ela deve constar em uma lista que vç mesmo mostrou em seu blog,ou seja que tipo de prof ela é. Outra coisa vç só ficaria sabendo o que tinha acontecido e por que esse resultado se vç tivesse COMPETENCIA para sentar na cadeira do Senhor MARCOS ANTONIO e olha que eu sou apenas uma prof. não tenho adicionais nem tenho pretensão em ser diretor adjunto VIU? e pra encerrar eu sugiro que vç permaneça mesmo a onde está.
É triste saber que tem professor(a) que não consegue enxergar o óbvio. Tenho pena dos alunos desses professores(a). Imagina se tivesse horas adicionais. Esse é o nível de consciência política que o professorado de Baraúna tem. Triste!
Devemos tomar bastante cuidado com nossos sonhos de mudanças benéficas para educação, fazendo a nossa parte, como o professor Reginaldo faz, mais com o cuidado de não nos tornarmos amargos ao ponto de generalizar as situações e prejudicar em nossa fala toda uma classe profissional, pois acredito na sua capacidade de exercer um bom trabalho, de sua cede de evolução na educação. Precisamos também saber que existe profissionais relapso, e prof. competentes capazes de contribuir beneficamente para mudar a dura realidade da educação.NÃO SUBSTIME A CLASSE DOS PROFESSORES.
Estagiei na escola Manoel de Barros,e conheci a realidade de lá.Infelizmente esta longe do ideal.Mas tenho fé,que irá melhorar.
???????????
Ah?
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