As provas da primeira fase da 6ª Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) foram realizadas nesta terça-feira (8) por 19,6 milhões de alunos, do sexto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio. São 44,7 mil escolas dos 26 estados e do Distrito Federal. A escola Manoel de Barros inscreveu 1200 alunos para esta primeira etapa.
Nessa etapa escolar, os alunos deverão responder 20 questões de múltipla escolha que foram aplicadas e corrigidas pelos professores. A correção dos testes está sendo feita imediatamente pelos professores, pois o prazo de envio à direção regional da Obmep dos cartões-resposta dos classificados para a segunda fase termina no dia 22 deste mês.
As provas da segunda fase acontecerão em 11 de setembro. Os alunos responderão de seis a oito testes discursivos em centros de ensino definidos pela coordenação. A correção será feita por comitês de professores de matemática.
Desse grupo de alunos sairão os 500 medalhistas de ouro, 900 de prata e 1,8 mil de bronze, além de 30 mil com menção honrosa. A divulgação dos vencedores está prevista para o dia 26 de novembro.
A Obmep é promovida pelos ministérios de Ciência e Tecnologia e da Educação, e realizada pelo Impa (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada) e pela SBM (Sociedade Brasileira de Matemática). O principal objetivo do concurso é incentivar o ensino de matemática e descobrir talentos nas redes públicas.
Das provas que eu corrigi da escola Manoel de Barros, a maioria dos alunos só conseguiu acertar de 1 a 5 questões de um total de 20. A minoria, de um a dois alunos por turma, conseguiu notas de 7 a 10.
Esta prova é uma ótima oportunidade para os diretores das escola participantes consolidar os resultados obtidos pelos seus alunos e fazer uma avaliação crítica das turmas em melhores e piores condições de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário