quarta-feira, 12 de maio de 2010

Má gestão de recurso público contribui para a exclusão digital no Manoel de Barros

Pesquisa realizada em 400 escolas públicas em 13 capitais brasileiras mostra que o tradicional problema de falta de infra-estrutura está sendo superado pela falta de preparo para lidar com as novas tecnologias.


As escolas possuem computadores, mas falta treinamento para melhorar o uso das máquinas. Entre as instituições de ensino, 98% têm computador e 83% acesso a internet com conexão banda larga. Mas em poucas escolas os equipamentos são utilizados de forma eficiente na melhoria da aprendizagem.


O Programa Nacional de Informática da Educação - Proinfo entregou à Escola Manoel de Barros em dezembro de 2008 dez computadores com internet e 01 impressora e nesta semana chegaram mais à escola 07 computadores, 17 monitores de LCD, um provedor e uma impressora. Todo esse investimento da União poderia ser motivo de alegria para professores e alunos, mas não é.


A falta de qualificação dos professores coloca em risco o investimento feito. Grande parte dos professores não tem computador em casa, o que os distancia ainda mais da tecnologia. Outro fator desfavorável é que o município não capacita seus professores.


Para piorar a situação, a pouco mais de trinta dias os computadores foram molhados com água da chuva devido a goteiras da sala onde ficam as máquinas. Não podemos chamar isso de fatalidade, pois avisei e mostrei a direção da escola na época que as máquinas poderiam ser atingidas pela água das goteiras da sala. Resultado: somente depois dos computadores serem atingidos pela chuva é que o município providenciou uma pessoa para corrigir o telhado.


A curto prazo a Secretaria Municipal de Educação poderia contratar, pelo menos, três pessoa para dar aulas de informática aos alunos. A médio e longo prazo poderia capacitar os professores para utilizar as ferramentas das novas Tecnologias da Informação e Comunicação no desenvolvimento de projetos colaborativos com os alunos.


Já propus aos alunos o uso de duas aulas de matemática das cinco semanais para ensiná-los a usar os recursos disponíveis no desenvolvimento de projetos. A proposta foi bem aceita, mas ainda não tive a coragem de propor à direção.


Assim caminha a educação de Baraúna!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Não tem jeito, em todas as áreas essa administração é formada por pessoas incompetentes e sem o mínimo de compromisso com absolutamente nada.
Para esse grupo que hoje comanda a prefeitura de Baraúna, a única coisa que interessa é a defesa dos seus interesses. O povo que se dane.
Como é que uma escola recebe um benefício tão importante para os alunos e deixam que uma coisa dessas aconteça? Isso tudo com o consentimento dos professores, que pelo visto não está nem um pouco preocupado com esse desmando. Claro, também só se preocupam com o dinheirinho que recebem no final do mês.

Anônimo disse...
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