domingo, 17 de janeiro de 2010

Teste de visão grátis

Navegando na Internet descobri que o Instituto Penido Burnier, de Campinas, oferecer em seu site uma ferramenta gratuita para testes de visão, voltada a ajudar os pais a verificarem se seus filhos têm problemas de visão, prevenindo doenças oculares.


É comum a reclamação de pais e professores que muitos alunos não conseguem aprender na mesma velocidade do resto da classe e muitas vezes este problema é causado pela dificuldade de enxergar o que o professor escreve. Logo, este software gratuito pode ser utilizado nas escolas no início do ano para medir o grau de deficiência de visão de seus alunos. Lembrando que o teste não deve ser substituído pelo exame clínico do especialista, ou seja, em caso de suspeita de problemas de visão, consulte um oculista de sua confiança. O teste deve funcionar apenas como recursos de triagem.


O software oferece testes baseados em três tipos de tabela – Snellen (gancho), figuras e alfabeto. A diversificação permite que ele seja aplicado a todas as faixas etárias. Também pode ser feito pela web o teste para daltonismo que, segundo o Instituto, atinge 8% da população mundial na proporção de 7 homens para cada mulher.

Este teste foi utilizado pelas escolas de São Paulo e os pais disseram que 88% das crianças têm maior interesse pelos estudos e concentram-se mais nas tarefas. Eles também afirmam que as crianças que sentiam dor de cabeça pararam de se queixar, 68% não se incomodam em usar óculos e que 91% conseguem realizar tarefas que antes não conseguiam.

Está ai uma ótima sugestão, a custo zero, para as escolas realizarem no início do ano teste de visão com todos os alunos. Para as que não possuem computador com Internet, faça uma adaptação com cartolinas, só não deixe de realizar o teste.


Proporei à próxima direção da Escola Manoel de Barros um projeto para realizarmos o teste de visão em todos os alunos daquela escola no início do ano letivo. Se você é professor ou pai de aluno faça o mesmo e peça o diretor para realizar o teste.

Outros sites para teste de visão: Acuidade Visual, Retina e Vítreo, Visão Laser.


2 comentários:

Anônimo disse...

Esse teste é maravilhoso, me ajudou muito...Adoooorei

Anônimo disse...

eeeeeeeeeeeeeeeee orivelllllllllll