quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Aprendizado dos filhos preocupa menos os pais

Uma pesquisa para verificar a participação dos pais na educação de seus filhos constatou que o aprendizado preocupa bem menos do que fatores como a competência dos professores, a existência de vagas em creches e escolas e de transporte gratuito.

A pesquisa, que foi divulgada nessa quarta-feira pelo movimento Todos pela Educação, revelou que apenas 14% dos pais que moram em nove regiões metropolitanas do Brasil e 11% em cidades do interior consideram a aprendizagem a questão mais importante quando se pensa na educação no Brasil.

Quase 70 % dos entrevistados consideram a educação dos filhos de boa a regular e 26% de ruim a péssima.

Ao serem perguntados sobre os fatores que mais motivam os professores no exercício da profissão, 46% disseram que é o salário e apenas 9% acham que é o trabalho da equipe escolar e da Secretaria de Educação.

Com relação ao principal problema da educação brasileira, 15% responderam que é a falta de escolas, 12% número insuficiente de professores e só 9% acham que é a baixa qualidade do ensino (os alunos não aprendem).

A pesquisa (realizada pelo Ibope) mostra que as pessoas estão desinformadas quanto aos principais problemas da educação. Isso é resultado da distância dos pais da escola e falta de um debate mais amplo da educação de modo a colocá-la em posição de destaque.

Veja a íntegra da pesquisa clicando AQUI.

Nenhum comentário: