terça-feira, 20 de outubro de 2009

Leitura e produção de textos: indispensável a todos os professores, inclusive o de matemática

Tenho recebido comentários contrários aos professores que concluíram uma Especialização em Leitura e Produção de Textos (Língua Portuguesa). Alguns deles tratando dos que ensinam outras disciplinas como matemática.

Seja qual for o profissional, principalmente o professor, de qualquer área de conhecimento, o desenvolvimento de competências em leitura e produção de textos é indispensável para sua formação. Não acredito que um profissional que não adquiriu o habito da leitura nem sabe produzir um pequeno texto está capacitado para exercer bem a sua função com profissionalismo.

Nossos alunos são objetos de avaliações de instituições e programas com o objetivo de medir suas competências na leitura e produção de textos e conhecimentos em matemática. Os resultados são desastrosos. Não tenho dúvidas que a pouca importância dada pelas escolas a esta questão tem contribuído negativamente com os péssimos resultados. Temos dezenas de alunos no 6º ano do Ensino Fundamental que não sabe escrever o próprio nome.

Desenvolver a capacidade de leitura e produção de texto nos alunos não é responsabilidade exclusiva do professor de Língua Portuguesa. As demais áreas do conhecimento têm o dever, em menor proporção, de criar as condições necessárias para que nossas crianças e adolescentes saibam ler, interpretar e produzir um pequeno texto.

Para que o aluno possa desenvolver o raciocínio lógico através de problemas matemáticos, a leitura e interpretação do que leu é fundamental e indispensável para sua aprendizagem. Se ele não consegue ler e entender o problema, não consegue avançar para os próximos passos que são desenvolver algorítimos e resolvê-lo.

O conhecimento não é nem deve ser tratado como algo compartimentado, muito embora, a maioria dos professores ainda tenha essa ideia errônea. Com a interdisciplinaridade, tão valorizada nos PCNs, exige que os professores trabalhem os conteúdos de forma articulada entre as diversas áreas do conhecimento. Logo, a leitura adquire papel central no desenvolvimento da capacidade de interpretar a informação.

Achar que o professor de Língua Portuguesa seja o único responsável em desenvolver a capacidade de leitura e escrita é um equívoco. A maior parte do conhecimento produzido pela humanidade está na forma escrita. Ninguém consegue bons resultados em Matemática, História, Ciências, Geografia, Inglês, Cultura e Artes se não souber ler e interpretar o que ler. Isso é o básico para a aprendizagem.

Luiz Davi Mazzei - UFRGS, publica um trabalho sobre o assunto. Acesse o documento AQUI.

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