sexta-feira, 5 de junho de 2009

Prefeitura de Baraúna não cumpre o acordo firmado com os professores

No dia 14 de maio do corrente ano postamos um artigo com o título Vitória Parcial da Minoria. Escrevemos sobre todo o processo de negociação da implantaçao do Piso Nacional para Professores, acordos firmados com o prefeito e o secretário de educação e a passividade ovina da maioria dos professores. O acordo firmado entre a classe e a prefeitura era: repassar em maio 5,5% das perdas salariais (repasse garantido em Lei), 6,5% em junho como aumento de salário e no final do ano voltar a discutir a reformulação do Plano de Carreira do Magistério. Resultado - nem o repasse das perdas salariais foi cumprido.

Ficamos sabendo que o Secretário de Educação autorizou ao Setor Pessoal da Prefeitura o repasse das perdas salariais e depois o prefeito mandou retirar. Essa situação está acontecendo porque o secretário Marcos Antonio administra os problemas da educação do município e outros assessores, que não entendem nada do assunto, administram o dinheiro do Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb) e, pior, o prefeito prefere ouvir e executar opiniões de quem não entende e nem tem compromisso com a educação de Baraúna.

O não cumprimento do acordo não é por falta de dinheiro. De janeiro a maio de 2009 houve um aumento de mais de 15% nas receitas do Fundeb do município de Baraúna. Nesse mesmo período os repasses ultrapassam aos seiscentos mil reais mensais. Nos meses de janeiro a maio dos anos de 2006 a 2009 os recursos do Fundeb acumularam aumentos de 66,83%. O problema não é falta de dinheiro, mas vontade política para cumprir o acordo.

Não responsabilizamos somente o prefeito e parte de seus assessores, mas principalmente uma maioria de professores que se acovardam até mesmo quando seus direitos são usurpados. Depois ficam posando de coitadinhos e culpando os governantes pela miséria que recebem.

Nenhum comentário: