Comparando o período de janeiro a maio dos anos de 2008 e 2009 houve um aumento de mais de 19,15% nas receitas do Fundeb do município de Baraúna. Nesse mesmo período os repasses ultrapassam aos seiscentos mil reais mensais. Em abril do corrente ano o repasse foi de R$ 683.563,06. Nos meses de janeiro a maio dos anos de 2006 a 2009 os recursos do Fundeb acumularam aumentos de 66,83%.
Apesar dos aumentos sucessivos dos recursos do Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb), os salários dos professores não aumentam na mesma proporção. Culpa? Nossa.
Apesar dos aumentos sucessivos dos recursos do Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb), os salários dos professores não aumentam na mesma proporção. Culpa? Nossa.
Todo ano o governo federal divulga as perdas salariais que no ano de 2008 foi de 5,5% e por Lei os governadores e prefeitos têm a obrigação de repassar aos professores. O repasse teria que ter sido feito desde primeiro de maio e só na última sexta-feira o gestor municipal entregou à câmara. Detalhe - a câmara entra em recesso no dia primeiro de julho e só volta a funcionar em agosto.
O Jornal Correio da Tarde publicou que o prefeito de Baraúna deseja realizar cortes na folha de comissionados e servidores efetivos com gratificações e horas extras por causa de redução de receitas. Não sei nas demais fontes, mas este Blog vem divulgando constantemente aumentos sucessivos nos repasses do Fundeb sem ser repassado aos professores.
Boa parte dos recursos do Fundeb está sendo usado para pagar professores cedidos a repartições do município de Baraúna e Mossoró, Estado e pagamento de gratificações e horas extras. Dificilmente temos um funcionário ou professor que não tenha algum desses benefícios. Será que realmente esses benefícios se faz necessário? Em reunião com o prefeito a diretoria do Sindserb colocou essa situação para o prefeito. Não resolve se não quiser.
Do jeito que as coisas estão sendo encaminhadas não demora muito para os professores de Baraúna se enquadrarem no Bolsa Família.
Um comentário:
Cada professor tem o prefeito que merece.
Postar um comentário