quarta-feira, 22 de abril de 2009

Exclusão digital nas escolas públicas

A implantação de laboratórios de informática em todas as escolas públicas do país até o fim de 2010, prometida pelo governo Lula, esbarra no despreparo dos professores para usar o computador e na falta de manutenção dos equipamentos e das instalações, responsabilidade de Estados e municípios que em sua maioria não estão cumprindo sua responsabilidade.

O percentual de escolas públicas com laboratório de informática também cresceu. De 1999 a 2006, passou de 46% para 63% no ensino médio e de 8% para 19% no fundamental.

A falta de qualificação dos professores, porém, coloca em risco o investimento feito, diz Flávio de Araújo Barbosa, presidente para a Região Nordeste da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.

Grande parte dos professores não tem computador em casa, o que os distancia ainda mais da tecnologia. Outro fator desfavorável é que os municípios não capacitam seus professores.

No caso de Baraúna-RN, os 10 computadorees da Escola Manoel de Barros, financiados pelo Programa Proinfo, foram entregues à escola em dezembro de 2008 com uma impressora e internet banda larga e até o presente momento continuam dentro das caixas. Nem as bancadas dos computadores, de responabilidade da prefeitura, foram compradas.

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