quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Eleição do Sindserb

Domingo próximo(21/12/2008) acontecerá a eleição do Sindicato dos Servidores Públicos de Baraúna-Sindserb. Toda categoria de trabalhadores para ser forte precisa de um sindicato forte.
A principal razão da existência do Sindserb é que o mesmo venha a representar a classe dos funcionários público municipal na defesa dos seus direitos junto ao poder público. As funções mais importantes que a próxima diretoria do Sindserb deve assumir com o seu quadro de sócios são:

a) Representar sua categoria e os interesses individuais de seus associados perante as autoridades administrativas e judiciárias;

b) Celebrar convenções e acordos coletivos de trabalho ou suscitar dissídios;

c) Manter relações com as demais entidades de trabalhadores de todas as categorias profissionais, com vistas à concretização da solidariedade social e defesa dos interesses municipais e preservação das instituições democráticas da sociedade;

d) Lutar contra as formas de opressão e exploração e prestar solidariedade à luta dos trabalhadores da educação;

e) Zelar pelo cumprimento da legislação que assegure direitos à categoria;

f) Estimular e promover a organização da categoria por local de trabalho, lutando pelo fortalecimento de consciência da organização sindical;

Além das funções acima citadas, a próxima diretoria do Sindserb e os professores enfrentarão um processo de negociação da implantação do Piso Salarial para Professor. Não será fácil. O Piso só assegura os professores que ganham menos de R$ 950,00. No caso dos que ganham mais do que o valor do Piso só terá uma melhoria salarial através de um Plano de Carreira, que inclusive está em processo de reformulação.

Logo, o desafio de implantação do piso será tão árduo quanto foi seu processo de regulamentação no Congresso. Em contrapartida, o protagonismo do Sindicato será essencial para manter a luta pela valorização dos trabalhadores da educação em patamares superiores ao piso nacional. Isso, conseqüentemente, exigirá uma atuação incisiva dos professores na aprovação do Plano que visam implementar as diretrizes da carreira e a gestão democrática do mesmo.

As duas Chapas concorentes são lideradas por Agenil (Chapa 1 ) e Ruberlândio(Chapa 2). Vamos deixar de lado os interesses partidários e votar em quem tem condições de lutar com isenção junto ao poder público municipal, resgatar a confiabilidade da classe e representar os interesses dos funcionários públicos.

Um comentário:

Anônimo disse...

oi professor Reginaldo de Souza,parabéns pelo blog.
Olha é de se preocupar e muito com o caminho que as crianças e adolescentes de Baraúna está tomando. estive aí e percebi o quanto a educação desta pequena e pacata cidade está em deficít com a sua população. as crianças não tem nenhuma espectativa de vida e estão sendo caindo na vida de drogas e prostituição.presenciei uma cena muito chocante de um garoto de seis anos de idade que dizia claramente que era um fino ladrãozinho e que usava drogas. e disse:"...ando com meus amiginhos,mas se bobearem roubo ele também..."é triste ouvir isso. o culpado de tudo isso é falta de estruturação que a secretaria de educação deste municipio se encontra. é preciso fazer um trabalho de base buscando trazer essas crianças de volta ao convivio social. aí falta educação em todos os aspectos. Sou professora de educação física e acredito que seria de grande valia um trabalho de conscientização de que com o esporte muitas coisas seriam possiveis de salvação nesta cidade. o esporte é capaz de transformar as pessoas e até mesmo a educação das mesmas.Gostaria de realizar minha pesquisa nesta cidade e apartir dela criar um projeto chamado "um salto para a educação".espero sua resposta e ajuda....Parabéns pela preocupação com esse povo sofrido e trabalhador.