domingo, 31 de agosto de 2008

Por que educação não é prioridade para os candidatos a prefeito?

A Revista Época, publica uma pesquisa que revela o nível de importância que a população dá a educação. Dos 25 prefeitos que mais aumentaram o investimento em educação entre 2000 e 2004, apenas quatro conseguiram se eleger ou fazer seu sucessor. Entre os prefeitos está o do município de Tenente Ananias (RN) que aumentou os investimentos em 186% e não se elegeu. Ou seja, educação não dá voto.

A pesquisa retrata fielmente a realidade vivenciada pelo município de Baraúna. Os professores vivem reclamando que educação não tem a atenção que deveria ter dos governantes, mas nessa eleição irão votar nos que não fizeram nada ou nos que não têm propostas para melhorar o ensino. Um pai de família votar num candidato sem propostas concretas ainda dá para aceitar, mas professor não.

Há professores que votam nos candidatos que passaram quase quatro anos falando deles por falta de uma consciência política e os que votam por interesses puramente individuais. Dos dois grupos de eleitores considero o segundo o pior deles porque tem consciência em quem está votando, mas, para manter as benesses do poder se negam a contribuir com a mudança. Sabendo dessa fragilidade os governantes buscam aumentar o segundo grupo de professores.

Quando estão se beneficiando do poder público ficam calados e não participam de nada que possa comprometer a perda dos benefícios recebidos. Esse tipo de professor é o mais fervoroso e radical nas críticas que fazem aos governantes dentro ou fora das assembléias do Sindserb, mas quando estão do outro lado se escondem e se calam diante dos problemas que a educação continua enfrentando. Logo, não culpo diretamente os governantes pelo desastre da nossa educação, mas os que têm o poder de mudar, mas se negam a contribuir com as mudanças necessárias.

Diante da crise crônica que nossa educação está atravessando, os professores deveriam dar o exemplo de união, pelo menos para lutarem por melhores condições salariais, mas nem isso consegue fazer. Então como vamos convencer a sociedade da importância primordial que tem a educação em nossa vida? Pois sem ela não haveria as demais formações e muito menos pessoas críticas e conscientes de seus direitos e deveres.

Como ainda acho que os professores são um dos maiores responsáveis por uma possível mudança nos rumos da educação, essa situação me leva a não acreditar que nossa geração possa fazer alguma coisa pela educação de nosso município.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sua reflexão é muito oportuna. É incrível o nível medíocre de consciência política que os professores possuem. Fico imaginando que "cidadãos" eles estão formando.