terça-feira, 15 de julho de 2008

A primeira reunião do Conselho Gestor da educação em Baraúna ainda está para acontecer

Há quase um mês fomos convidados a participar de uma reunião na Secretaria de Educação com o objetivo de discutir as causas do baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e propostas para melhorar o referido índice. Como ação concreta foi sugerido a criação de um Comitê Gestor que terá como principal função sugerir ações concretas visando a melhoria do ensino do município de Baraúna. Sai da reunião com um pouco de esperança de que alguma coisa estaria sendo feita, mas para minha enésima decepção com a educação do nosso município, já se passaram quase um mês e até o momento nenhuma reunião foi realizada.
Leciono na maior escola do município e nos intervalos de aulas o assunto mais discutido é a omissão do poder público com a situação vergonhosa que estamos enfrentando. Sabemos que alguns colegas professores não estão muito preocupados com o problema, mas posso afirmar que a maioria está. Para se ter a idéia, a escola está sem diretor a mais de um mês e até o presente momento a secretaria de educação não fez a indicação, ficando Maria das Graças Oliveira Bezerra (Gracinha), vice-diretora, assumindo a responsabilidade sozinha. A impressão que fica é que ainda não caiu a ficha para o atual gestor municipal do grave problema. Dizemos isso porque não houve por parte do gestor municipal sinais de preocupação e muito menos indícios de reação.
Só acreditamos que esse Comitê Gestor cumpra com o seu papel se o prefeito assumir perante todos os que o compõe que está disposto a assumir a responsabilidade e compromisso de resolver o problema.
Dos vários compromissos a serem assumidos o principal deles e mais importante é dar total autonomia à secretária de educação para implementar mudanças profundas no nosso sistema educacional. Dizemos isso porque é uma decisão política e as mudanças necessárias irá mexer com interesses partidários.
Caso esse Comitê Gestor não tenha continuidade, iremos propor a formação de um Grupo de Trabalho que terá a mesma função do Comitê e marcaremos uma audiência com a Secretária de Educação e o Prefeito Municipal para discutirmos uma proposta de mudança no sistema de ensino do município.

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o colega. Ainda não vimos ninguém mexer um dedo para melhorar o ensino do nosso município. O que vemos é uma grande preocupação com assunto eleitoreiro...Será que a administração pública não está preocupada com o resultado do IDEB?
Será que não estão lembrando que em 2009 teremos uma nova avaliação????? Será que alguma coisa irá mudar até lá?????????
Eu duvido!!!!!!!!!!