sexta-feira, 20 de junho de 2008

Educação nunca foi, não é e dificilmente será prioridade dos governantes Baraunenses

A prefeitura de Baraúna está doando R$ 9.500,00 para doze quadrilhas juninas. Não sou contra o poder público investir na cultura, mas não em detrimento da educação, que no caso de nosso município é uma vergonha.Enquanto a prefeitura investe esse montante para um pequeno grupo de pessoas, as escolas do município não recebem do poder público dinheiro nem para adquirir bens e serviços básicos. Vale salientar que 40% do Fundeb devem ser destinados aos gastos da educação, excluindo a folha de pagamento com pessoal.
Já propomos a premiação dos melhores alunos da rede municipal e dos pais mais participativos na vida escolar de seus filhos, mas duvido que isso seja implantado no município. Esse dinheiro seria suficiente para a premiação, com 08 computadores com impressora, dos alunos e suas famílias que apresentarem melhor desempenho na escola. Seria, sem dúvida, um grande incentivo aos alunos.
Não tenho dúvida em afirmar que a maioria dos componentes das quadrilhas juninas do município não representa as nossas escolas e as poucas representadas são compostas de alunos com baixo rendimento escolar e alunos que estão fora da escola.
A maior escola do município de Baraúna, o Manoel de Barros, não tem uma quadrilha junina. De quem é a culpa?

6 comentários:

Anônimo disse...

Com relação ao Manoel de Barros não ter uma quadrilha junina, a culpa é da direção que tem a professora Estela que poderia organizar uma quadrilha mas não faz. Não culpo Estela mais a direção que não exige. Na verdade a direção só exige dos professores que pelo menos cumpre horário.
Estava prevista uma festa junina da escola Manoel de Barros, mas como tem sido uma constante, a prefeitura vem se utilizando dos alunos e professores da escola como FIGURANTES dos eventos da prefeitura. Acorda professores!

Anônimo disse...

Caro amigo, se voce não sabe, a quadrilha junina da Professora Estela sempre levou o nome da Escola Manoel de Barros, pois foi lá que ela teve seu inicio. Com muito sacrificio, muita despesa, e ocupando muito tempo, inclusive os finais de semana, até altas horas da noite, a Quadrilha foi sendo desenvolvida. Em muitas ocasiões, representou o nome da Escola e o municipio de Barauna no Mossoró cidade Junina, não só com a quadrilha em sí, mas levando todo o aparatos, como faixas(com o nome da cidade e da escola), fogos, lanches, e uma vasta carga de preocupação para ser responsável por um grupo de adolescentes, e muito mais. Já quanto a participação dos alunos com baixo rendimento escolar, não é bem assim.Havia alunos de todos os niveis de rendimento escolar. E se há alunos de baixo rendimento, a culpa não cabe somente a um professor de educação fisica, e sim a todo corpo docente, principalmente aos de sala de aula, já que os alunos nao dominam o portugues,não conhecem as operações matematicas, não sabem ciencias, história, geografia, e apresentam um comportamento educacional de péssima qualidade. E tambem questiono: Cumprir horário é só está na escola fofocando a vida alheia e comentando politicagem barata? Ah isto ai tem todo dia e toda hora, até as "estrelas" da comunidade escolar. E realmente a "escola é muito culpada em não exigir da Professora Estela que nunca fez nada pela "escola";Ela nunca levou alunos para os Jern's, e quando levou nunca conseguiu nenhum resultado,nunca ensaiou grupos de dança, nunca presentou os grupos de dança com o nome da escola,nunca se apresentou com seus grupos em solenidades marcadas de ultima hora, nunca realizou,apresentações com grupos folcloricos pastoril e caboclinhos que são compostos por alunos do matutino da referida escola.Além de não dar suas aulas normais no campo de futebol, onde sempre briga por espaço ocupado pelas estrelas do futebol da cidade.Acorda professores!

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o comentário acima! Existe algo chamado cultura, e isso é essencial a uma comunidade se a prefeitura realmente investiu esse dinheiro em quadrilhas juninas (Que eu Acho muito difícil), parabéns a ela. Pois tenho certeza absoluta que todas essas quadrilhas levaram o nome da cidade a fora, e além do mais proporcionou dias e dias de festas em suas apresentaçõs. Não vejo isso como crítico à prefeitura, mas vejo como um lado positivo que merece agradecimentos!

Anônimo disse...

A maior escola do município de Baraúna não tem uma quadrilha junina. De quem é a culpa?
A culpa só não é da professora Estela, que por visto, já nomeou a quadrilha "Pega-Pega" como arraial da Escola Municipal Manoel de Bairros por mais de 2 anos.Para saber de quem é a culpa basta raciocinar, pois se é tão importante assim, a maior escola do Município de Baraúna ter uma quadrilha, deve-se tirar conclusões com a prefeitura ou a secretaria de educação, já que é daí que deve ser arrecadado fundos suficientes para a criação de uma, o que não ouve em relação a "Pega-Pega", pois se uma quadrilha representar algo do municipio deve receber um patrocínio à parte por isso, e isso não ocorreu, todas as quadrilhas baraunenses receberam a mesma quantia, que apesar de ser declarada nesse tópico tão alta, não dá nem para início de partida para contruir uma quadrilha de verdade.
Em relação aos alunos, pelo menos a quadrilha junina Pega-Pega possui um bom número de alunos da Escola manoel de Barros, evidentemente que nem todos possuem um bom desempenho escolar, mas isso deve-se atribuir não á quadilha ou a prefessora Estela( que alías dá aula de educação física e não de Português, matemática e etc.) mas sim à prefeitura ,ao nível de ensino dos professores(Que acho muito difícil, pois o manoel de barros possue bons professores)ou aos próprios alunos que é mais provável. O municípo de Baraúna ganhou muito em relação às quadrilhas, não digo só por mim, digo pela grande maioria, já que tproporcionou diversão, Cultura e tirou jovens de atividades errôneas, além de divulgação e representar o município de Baraúna em outras cidades não só do RN.

Anônimo disse...

Estive lendo alguns comentários, e esse me chamou a atenção por dois motivos: Primeiro: a angustia, desse anômino que estar muito preocupado com as tarefa que não lhe é atribuida. segundo está com rabo presso em algum coisa por não se declarar. Veja bem! gosto muito dos seus comentários em relação ao que é público, e estou lhe criticando de uma forma construtiva pois vivemos num País "democrata" e acho justo saber quem é vc. Sei que a internet lhe dá esse direito, mas pelo que li, vc não precisa se escorder pois não falou nada de mais. "Brasil mostra tua cara quero ver quem fala".Precisamos crescer e assim não dá.

Anônimo disse...

sou aluno do manoel de barros, estudo a noite, estou me perguntando, qual a importancia da escola ter uma quadrilha levando o seu nome, será que os professores esperem que o ideb melhore, é ridiculo alguns professores da noite,não daõ aula que preste, e ficam figindo que ensina e nos figindo que aprendem´e uma situação lamentável, ficando pegando no pé da professora estela, porque não deu o nome da quadrilha de manoel de barros, e uma palhaçada,a maior escola do municipio é um desastre, dancei e danço na quadrilha dela lá sim é a melhor quadrilha do municipio, eu não vi vcs elogiando a nossa quadrilha? pq será?procurem ver o lado positivo, eu como aluno me senti mais feliz e dispoto para fazer algumas atividades na escola, nesse periodo de quadrilha, me sentir importante dançando na quadrilha MAIS bonita e organizada do nosso municipio baráuna. acorda professores.