Resumidamente, a programação é composta da exibição e discussão do filme "Os Escritores da Liberdade" no primeiro dia; uma avaliação do ano de 2007 através da leitura, discussão e atualização do Plano de Ação (conhecido por poucos) no segundo dia e uma reunião administrativa no terceiro dia, por apenas meio dia.
Esta jornada de estudos pedagógicos não tem como viabilizar uma avaliação mais profunda dos principais problemas da escola e de um planejamento que venha resolvê-los. A situação do ensino de Baraúna é preocupante e com essa proposta não acredito que poderemos avançar para alguma mudança significativa na qualidade do ensino.
A jornada pedagógica deveria ter no mínimo uma semana, pois quando as aulas começarem dificilmente teremos outra oportunidade dessa. Seria interessante que fossem convidados os pais e alunos para que eles possam avaliar a escola e dar sugestões de que escola eles querem bem como convidar também o Conselho Escolar que por Lei exerce uma gestão compartilhada com a direção escolar.
Nesse momento deveria se discutir e buscar responder alguns questionamentos como:
1) Por que os pais são tão ausentes na escola?
2) A escola possui um sistema de informação e banco de dados eficiente?
3) A escola possui um Plano de Valorização do professor?
4) Quais as verdadeira causas da evasão escolar?
5) Quais as verdadeira causas da Reprovação?
6) A grade curricular satisfaz a aprendizagem e está adaptada á nova realidade vivenciada pelos alunos?
7) Há pessoas com perfil de líder capaz de conduzir uma melhoria significativa nos índices da escola?
8) Como criar condições concretas para que os professores dominem os recursos tecnológicos disponíveis na escola?
9) Como transformar o Diário de Classe numa ferramenta eficiente de avaliação do processo ensino-aprendizagem?
10) Como viabilizar e transforma o Boletim Escolar numa ferramenta capaz de tornar os pais de alunos em parceiros da escola?
11) A escola possui um sistema de avaliação permanente do desempenho dos professores, supervisão e direção?
12) A metodologia usada pelos professores atende as necessidades da aprendizagem?
13) O que fazer para melhorar a relação professor-aluno?
14) A supervisão e direção conseguem, sistematicamente, realizar avaliações do trabalho do professor e ao detectarem as deficiências assessorá-los na elaboração de um plano de ação?
15) As características organizacionais da escola são ágeis e eficientes no cumprimento das demandas?
16) O tipo de gestão que está sendo praticado é a mais adequada?
17) O Projeto Político Pedagógico é conhecido e usado pelos professores e supervisão?
18) Há uma articulação entre objetivos, conteúdos, métodos e avaliação no Projeto Político Pedagógico?
19) Os princípios de ensino-aprendizagem estão subsidiando o trabalho pedagógico da escola?
20) Os planejamentos são elaborados a partir das características e necessidades dos alunos?
21) Com o mundo globalizado em que nossos alunos estão inseridos, a educação que estamos oferecendo não está produzindo desiguldades e gerando privilégios?
22) A avaliação que o professor realiza é formativa (quando exerce a função de reorientar seu fazer pedagógico) ou é classificatória (tem o objetivo de apreciar o resultado final do aluno, ou seja, fazer uma medição)?
23) É justo avaliar somente o aluno? E os demais profissionais da Secretaria de Educação, professores, direção e supervisão?
24) A avaliação não é exclusiva quando tem como único objetivo aprovar ou reprovar o aluno?
25) Os instrumentos avaliativos tradicionais (trabalhos, provas, testes) não são insuficintes para realizarmos uma boa avaliação formativa?
Uma vez analisadas as causas e localizadas as raízes dos problemas, podemos passar para o próximo momento que é o de discutir e elaborar propostas para superar os problemas.
Por último, criar condições para executar o planejamento. Não adianta avaliar e planejar se não são criadas as condições para executar as ações elencadas no planejamento. Outra coisa muito importante é escolher e cobrar das pessoas que irão se responsabilizar pelo cumprimento das metas.
Tivemos uma experiência negativa no ano passado quando criamos grupos de trabalhos e esses grupos não deram as respostas ao que se propuseram por falta de uma coordenação que criasse as condições favoráveis.
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