Quando falamos de semianalfabetos vem a nossa cabeça que essas pessoas estão fora da escola, porém em Baraúna chegamos ao ponto de ter centenas de estudantes semianalfabetos dentro das próprias escolas.
À luz do contexto da baixa qualidade da educação do município, agravada pela pandemia da Covid-19, cujos efeitos na educação deverão ser enfrentados com a urgência, inteligência e esforço condizentes com a gravidade do problema por parte da secretaria, o desafio do novo secretário de educação será muito mais complexo e vai exigir muito trabalho dele e da equipe técnica preparada e comprometida com o desafio.
Na nossa modesta opinião o esforço deve iniciar com um diagnóstico detalhado da rede de ensino e foco nos objetivos da qualidade educacional materializados pela construção e execução de um projeto sistêmico com o propósito de garantir: a) alunos presentes, motivados e em condições de aprender; b) professores presentes, motivados e em condições de ensinar; c) escolas como ambiente propício para a aprendizagem; e d) secretaria como órgão de apoio contínuo às escolas.
Marcos Antônio de Sousa terá a responsabilidade e possibilidade de contribuir para melhorar a educação do município e mudar a vida das crianças e dos jovens de todo o município, principalmente dos mais carentes.
Parabenizo a prefeita Divanize pelo retorno de Marcos à Secretaria de Educação, na minha opinião a pasta mais importante do seu governo. Confio e acredito que a capacidade e compromisso dele serão os propulsores da mudança urgente para uma educação de qualidade para todos os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não serão aprovados comentários:
a) Ofensivos/com palavrões
b) Não relacionados com o tema do post
c) Com SPAM
d) Difamatórios
e) Falsos, ambíguos, inexatos ou exagerados