Considerando a incerteza do momento atual resolvemos publicar algumas orientações com o objetivo de apresentar algumas diretrizes para apoiar a direção da escola e Conselho Municipal de Educação do município de Baraúna para focar em dois objetivos: proteger vidas e favorecer a aprendizagem de nossos estudantes no período de isolamento social.
Segundo dados do Censo Escolar de 2018 Baraúna tinha 5.326 estudantes, correspondendo a aproximadamente 20% da população do município que estão sem aulas presencial e a distância.
A realização das atividades a distância encontram amparo no Parecer CNE/CEB nº 5/97, que indica não ser apenas os limites da sala de aula propriamente dita que caracterizam com exclusividade a atividade escolar. Esta se caracteriza por toda e qualquer programação incluída na proposta pedagógica da instituição de ensino, com frequência exigível e efetiva orientação por professores habilitados.
Assim sendo, as atividades pedagógicas não presenciais podem acontecer por meios digitais (videoaulas, conteúdos organizados em plataformas virtuais de ensino e aprendizagem, redes sociais, correio eletrônico, blogs, entre outros); por meio de programas de televisão ou rádio; pela adoção de material didático impresso com orientações pedagógicas distribuído aos alunos e seus pais ou responsáveis; e pela orientação de leituras, projetos, pesquisas, atividades e exercícios indicados nos materiais didáticos. A comunicação é essencial neste processo, assim como a elaboração de guias de orientação das rotinas de atividades educacionais não presenciais para orientar famílias e estudantes, sob a supervisão de professores e dirigentes escolares.
A realização das atividades não presenciais (mediada ou não por tecnologias digitais de informação e comunicação) enquanto persistirem as restrições sanitárias para a presença dos estudantes nos ambientes escolares, as equipes gestoras das escolas deverão identificar quais recursos os estudantes e suas famílias efetivamente dispõem como computador, notebook, tablet, celular e internet. Esse levantamento poderá ser feito aplicando um questionário no google drive e disponibilizar nas redes sociais para seu preenchimento.
O questionário deverá ter as seguintes informações:
- Nome do estudante
- Turma que estuda
- Nome do responsável
- Endereço
- Telefone de contato do estudante
- Telefone de contato do responsável
- Se tem ou não celular, computado, notebook, tablet e internet própria ou compartilhada.
Para mobilizar as famílias a escola pode usar a rádio comunitária e as redes sociais informando aos pais da necessidade de eles responderem com seus filhos o questionário. No caso de estudantes que não dispuserem de nenhum recurso digital, será necessária a realização de atividades em materiais físicos (tais como os cadernos do aluno, livros didáticos do PNLD, livros de literatura, ou listas de atividades impressas pelas escolas) que poderão serem pegas na escola em dia e horário definidos com o objetivo de evitar aglomerações.
A próxima orientação será sobre a educação online e as plataformas digitais grátis disponibilizadas para as escolas e seus estudantes.
A próxima orientação será sobre a educação online e as plataformas digitais grátis disponibilizadas para as escolas e seus estudantes.
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