Sujeitos transformadores
Dentro dessa concepção o jovem precisa ser:
- Fonte de iniciativa (ação) – ele não é mero expectador das experiências, mas envolve-se no processo.
- Fonte de liberdade (opção) – onde ele precisa reconhecer as oportunidades, avaliá-las e fazer suas escolhas.
- Fonte de compromisso (responsabilidade) – onde ele se reconhece como responsável pelas suas decisões e ações.
Professor como orientador
Dentro dessa perspectiva protagonista, o professor deve estabelecer com seus alunos uma relação mais igualitária, onde seu papel seja de mediação e articulação do conhecimento.
Dentro dessa perspectiva protagonista, o professor deve estabelecer com seus alunos uma relação mais igualitária, onde seu papel seja de mediação e articulação do conhecimento.
O aluno precisa se sentir parte do processo e as estratégias devem visar principalmente o desenvolvimento da sua autonomia, proatividade e responsabilidade.
Como inspiração, seguem 18 experiências implementadas em diversas instituições onde o foco principal é o desenvolvimento de novas práticas que formem sujeitos ativos e responsáveis.
Transformação Social
Quando o protagonismo é autêntico, ou seja, a participação do jovem é feita de maneira genuína e não manipulada, os ganhos são enormes, principalmente nessa etapa da vida em que se busca a autoafirmação e em plena construção da sua identidade e desenvolvendo seu projeto de vida.
Saiba mais sobre Projeto de Vida
Na Escola Estadual Chico Anysio, no Rio de Janeiro, a direção e os professores trabalharam algumas ideias para quebrar o desinteresse dos jovens no processo de aprendizagem. Estamos falando de protagonismo e projeto de vida. Confira no programa Janelas de Inovação.
Protagonismo Juvenil como empoderamento social
Na Escola Estadual Chico Anysio, no Rio de Janeiro, a direção e os professores trabalharam algumas ideias para quebrar o desinteresse dos jovens no processo de aprendizagem. Estamos falando de protagonismo e projeto de vida. Confira no programa Janelas de Inovação.
Protagonismo Juvenil como empoderamento social
Estudantes de Guarajá-Mirim, em Rondônia, se uniram para promover mudanças. Viraram protagonistas da própria história e deram exemplo de cidadania, trazendo novas perspectivas para a comunidade em que vivem.
Trilha elaborada por: Joanna Miranda
Edição: José Brito Cunha
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